Precisamos falar sobre TPM

A TPM é um mal que atinge cerca de 75% das mulheres entre 20 e 45 anos. É causado por um desequilíbrio orgânico e manifesta-e como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que costuma ser mais intenso de 3 a 5 dias antes da menstruação, podendo ocorrer até 15 dias antes.

Os sintomas mais comuns

– Irritabilidade acentuada;
– Sensibilidade excessiva;
– Depressão;
– Dor nos seios;
– Inchaço;
– Desejos alimentares descompensados;
– Dor de cabeça;
– Intestino preso.

Mas saiba que você pode melhorar ou acabar de vez com todo esse desconforto mudando algumas pequenas coisas em sua rotina. Veja algumas dicas de como combater a TPM:

Cardápio anti TPM

– Reduza o consumo de cafeína que pode ser encontrado, claro, naquele cafezinho diário e também em refrigerantes e chocolates. É… Infelizmente, ao contrário do que achávamos, chocolate não é muito amigo 🙁
– Reduza o consumo de sal. O sódio é responsável pela distribuição dos líquidos no organismo e essa redução te ajudará a diminuir o inchaço que é causado pela retenção de líquidos no corpo.
– Coma mais fibras. Em época de TPM, você precisa ajudar o seu intestino a funcionar melhor. Frutas com casca, legumes, verduras, cereais e nozes, além de muita água, ajudará bastante nessa questão.

Exercícios contra a TPM

Exercícios ajudam a liberar endorfina no organismo, que é uma das principais substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Isso ajuda a diminuir o desconforto causado pela TPM. Alguns dos exercícios mais eficientes para acabar com essa vilã são:

– Corrida;
– Natação;
– Bicicleta.

Todos eles são gostosos de fazer e além de ficar ainda mais linda, você pode fazer fora da academia também e ter contato com a natureza, sentir ar puro… Se você for fazer esses exercícios na academia, você pode conhecer gente nova e que te dará força, disposição e ânimo para continuar. Veja se na sua academia tem serviço de massagem, daí você aproveita para acabar com todo o inchaço que a retenção de líquidos dá de “presente” para nós nessa fase do mês.

Não fuja do médico

Não procurar um médico para falar sobre a sua TPM pode ter consequências sérias. Saiba que é muito fácil confundir os sintomas de algumas doenças como depressão, por exemplo, com TPM. Não ache também que a TPM é passageira. Fora que ela pode te prejudicar em diversos setores da vida. Seu ginecologista é seu amigo e está pronto para te ajudar sempre que você precisar. Converse com ele. Não custa nada.

Dica especial

Se você quiser saber mais sobre TPM, não deixe de conhecer o Clube da TPM. Lá eles te fazem entender melhor o “universo da TPM” e dão mais uma porção de dicas de como melhorá-la ou combatê-la.

Aproveitando… Olha que bacana o kitzinho que recebi deles?!

Uma bolsinha super fofa com 3 caixas do anticoncepcional que tomo e um cartão para que eu possa controlar todas as minhas consultas no ginecologista. Adorei! Obrigada, pessoal!

Espero que todas essas dicas ajude você de alguma forma. Boa sorte! 🙂

1 Comment

  1. […] Além de te lembrar de tomar a pílula, você poderá marcar como está se sentindo naquele determinado dia e receberá dicas do que comer durante o mês para que não se sinta tanto os efeitos da TPM. […]

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