O que é ultra-sonografia com translucência nucal

Assim que a euforia da descoberta da gravidez passa, começam as preocupações de toda mãe sobre o desenvolvimento e a saúde do bebê, coisa que todos aqueles milhões de exames de pré-natal, infelizmente, não respondem, porque inicialmente o foco é você. Com o tempo, começam os exames específicos para saber mais sobre o bebê e todas as nossas preocupações começam a ser, finalmente, saciadas. O negócio é começar a exercitar a paciência desde o início, porque o que mais faremos a partir de agora, é esperar.

O primeiro exame focado na saúde e desenvolvimento do bebê, é a ultra-sonografia com translucência nucal. O ideal é fazê-lo entre a 11a e 13a semana de gestação. Como só descobri a minha gravidez com pouco mais de 7 semanas, o meu exame só foi feito com quase 15 semanas, pois tive que fazer e esperar o resultado de quase 20 exames de pré-natal antes da minha médica marcar esse. E por muito pouco a outra médica não conseguiria ver com precisão tudo o que precisava ser visto – – pelo menos com a ultra-sonografia feita pelo abdomen, pode acontecer de ela precisar fazer a transvaginal, mas não sei se ela conseguiria ver -, pois o bebê precisa estar dentro de um limite de tamanho para isso e o meu estava milímetros menor desse limite.

A ultra-sonografia com translucência nucal serve para medir o líquido na região da nuca do bebê. Se esse líquido estiver em quantidade excessiva, o risco de o bebê ter alguma síndrome, má formação e/ou alteração cromossômica, é maior.

Caso esse acúmulo excessivo seja identificado, o médico poderá te dizer quais os próximos passos você deve dar e, claro, tirar toda e qualquer dúvida possível que você venha a ter na hora. O que ele não conseguirá te dizer é o que o seu bebê terá, especificamente. Isso você só saberá através de outros exames, mais invasivos e é muito importante fazê-los o mais cedo possível para que os tratamentos ideais já comecem a ser feitos.

Além de servir para medir o líquido na região da nuca do bebê, ele também serve para ver como está o desenvolvimento geral dele e para dizer com mais precisão a sua idade gestacional.

O líquido da região da nuca do meu bebê estava dentro do padrão. O desenvolvimento geral dele estava normal e ele estava bastante saudável. A minha idade gestacional era mesmo a que eu achava que era depois de ter feito as contas a partir do primeiro ultrassom.

1 Comment

  1. […] Blog Viviane Mclean […]

Fazer um comentário