Exercícios para o cérebro em forma de jogo

luminosity00

O número de pessoas preocupadas com a saúde tem crescido e muito nos últimos anos. A galera está mais preocupada com o que consome, estudando mais a respeito desse assunto, procurando ajuda de especialistas, buscando colocar o corpo em movimento de alguma forma. Enfim.

Mas e o cérebro? Será que elas também pensam nele? Infelizmente ainda não. Não tanto quanto deveriam. Mas talvez por elas não saberem que o cérebro também precisa de cuidados, especialistas, alimentos e exercícios específicos para se manter saudável e, mais do que isso: se aperfeiçoar.

Tem três formas de exercitar e treinar o cérebro que eu aplico no meu dia a dia e que são muito fáceis de incluir na rotina sem alterar muito ou quase nada da agenda: leitura, meditação e treinamento, que no meu caso, é em forma de jogo, que é o foco desse post.

O jogo se chama Lumosity, foi criado em San Francisco, nos EUA, por neurocientistas e mais de 40 universidades colaboradoras. O objetivo dele é treinar as cinco áreas cerebrais, responsáveis por: habilidades de atenção, memória, velocidade, solução de problemas e flexibilidade.

luminosity01

Todos os dias você recebe três desafios diferentes (na versão free, na paga ele te dá cinco desafios diferentes). Antes de começar, você consegue saber como jogar, qual área do cérebro será trabalhada com aquele desafio, para que serve, qual foi a sua melhor pontuação até agora e qual foi a sua melhor estatística.

lumosity start exemplo

Os desafios vão se adaptando às suas habilidades e mostram aonde você errou. No final de cada um, ele diz qual foi o teu ranking.

lumosity ranking exemplo

Depois que terminar a série, você pode joga-la quantas vezes quiser durante o dia, mas é bastante notável a diferença de rendimento (tanto para melhor, quanto para pior). Por isso é bacana que você crie uma rotina, frequência, por exemplo, jogar todos os dias em um horário específico. Eles tem até lembretes para te ajudar a não perder a hora. Não é para encarar apenas como jogo, sabe? É coisa séria mesmo! Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Então! Quanto mais você exercitar as áreas do seu cérebro, melhor elas ficarão. O inverso também acontece. Os riscos do seu cérebro degenerar ou declinar mesmo sendo exercitado é muito, mas muito mais difícil mesmo do que se ele não for exercitado.

O ideal é você jogar em um lugar tranquilo também, aonde você possa se concentrar ao máximo e logo que você acorda – que é quando o seu cérebro está descansado – para marcar melhor o seu índice de performance. Índice de performance é uma calculadora que usa como base todas as suas pontuações nos desafios cognitivos que o jogo te dá e depois faz uma média.

Tudo isso contribui para que você se sinta bastante desafiada(o). Eu, por exemplo, dificilmente jogo a série uma vez só rs

São mais de 180 países e mais de 70 milhões de pessoas usando essa ferramenta. Os caras sabem bem como o nosso cérebro funciona e com isso conseguem fazer treinamentos personalizados. Lá no site deles tem mais detalhes sobre isso. Inclusive dá para você acompanhar o projeto, as pesquisas e tal. É bem bacana.

Recomendo muito que você inclua em sua vida. Tem para Android e iOS e você também pode jogar pelo computador.

Fazer um comentário