Aplicativo anticoncepcional Natural Cycles

natural cycles 03

“Como assim você não toma anticoncepcional?!”, essa é a primeira reação das pessoas, quando conto que parei de tomar pílula há alguns anos. Parei porque me fazia mal e representava um risco à minha saúde. Parei porque, felizmente, já era vivida o bastante para saber que há outras formas, mais seguras e menos agressivas ao meu corpo, de evitar uma gravidez.

Apesar da pílula ter representado uma grande revolução na vida das mulheres, tenho a impressão que, para muitas de nós, se tornou uma prisão, uma obrigação imposta por uma sociedade que coloca exclusivamente nas nossas costas o planejamento familiar, que deixa o nosso bem-estar e libido em segundo plano e só parece ligar para o prazer masculino, que não pode ser “diminuído” por uma camisinha, por exemplo.

Deus me livre me relacionar com homem que tem medo de preservativo. “Ah mas você é casada, não faz sentido ~obrigar~ o seu marido a isso”. Eu não o obrigo, assim como não aceito que legislem sobre o meu corpo ou o de qualquer outra mulher.

Entre as boas alternativas à pílula, existe um aplicativo, baseada em estudos científicos e com uma taxa de proteção tão grande quanto as de anticoncepcionais clássicos. O nome dele é Natural Cycles e eu comecei a usá-lo há quase um mês. Funciona como uma tabelinha, só que bem mais precisa, já que é configurada de acordo com os seus dados.

natural cycles 01

Funciona assim: todo dia de manhã você tira a sua temperatura, com o termômetro embaixo da língua, e coloca os dados no app. Isso porque, com base nela e em suas variações, é possível saber em que momento do ciclo menstrual está e, consequentemente, se há risco ou não de engravidar. Você pode programá-lo para “te ajudar” a engravidar também, caso deseje isso, já que ele te avisa os dias mais férteis.

Eu assinei o plano anual, que custa US$ 6,65 por mês e vem com esse termômetro basal, porém, dá para testar o app gratuitamente por um mês, usando outro termômetro.

Eu recomendo muito, principalmente para que você conheça melhor o seu corpo, independente se tem ou não relações sexuais. E claro, como ele, assim como a pílula, não protege contra DSTs, combine com o uso de camisinha.

natural cycles 02

Dica da Mariana Mielke para quem quiser saber mais sobre esse assunto, post excelente: Percepção da fertilidade

Talita Ribeiro é viajante e escritora. Assina o Nova York entre Amigos, da VT, é autora do Turismo de Empatia e está sempre em busca de novos destinos :)‬ Você encontra outras dicas muito bacanas sobre diversos assuntos em seu Instagram. vale a pena seguir 😉

2 Comment

  1. Estou usando há menos de um mês e amando. Apesar de já ter recebido dias verdes ainda não ousei transar sem camisinha, mas já me sinto muito melhor sem os anticoncepcionais. Seria bom vc fazer um post atualizando sobre tua experiência ao longo destes meses.

  2. Uso o Natural Cycles há mais de um ano e foi a melhor coisa que eu fiz! <3

    Se alguém quiser um DESCONTO DE 10% e um TERMÔMETRO GRATUITO INCLUIDO, é só comprar a Natural Cycles por esse link: https://app.naturalcycles.com/?webSignup=1&refId=01ac1b5fdd0d49bead8fde728e817508&refCode=referralid10#/reg-reg

    Se alguém quiser saber mais sobre ele, fiz um post explicando bastante coisa aqui: https://www.facebook.com/Jujuzets/posts/1594732753878767

    Amei a matéria <3 arrasou

Fazer um comentário