Será que é verdade que mulheres que vivem juntas menstruam juntas?

mulheres que vivem juntas menstruam juntas

Não sei você, mas MUITA gente acredita que mulheres que vivem juntas menstruam juntas.

Aí eu me pergunto: O que o corpo de outra mulher faz para que o nosso organismo funcione como o dela? Qual corpo os outros “escolhem” para seguir o mesmo fluxo? Quais critérios “eles usam” para fazer essa escolha? Você acha que isso faz sentido?

Foi pensando nisso que o Clue, aquele aplicativo que eu falei aqui no blog a um tempo atrás que te ajuda a conhecer seu ciclo menstrual, entre várias outras coisas legais, fez uma pesquisa com algumas usuárias dele para ver se era verdade essa história.

Para chegar nesse resultado eles perguntaram para as usuárias se elas achavam que seus ciclos estavam se sincronizando com alguém (que também use o aplicativo). Perguntaram também em que tipo de relação elas estão (amigos, irmãos, pais, filhos, parceiros, companheiros de quarto ou colegas), se elas vivem juntas e se estão no controle de natalidade hormonal.

Eles receberam mais de 1.500 respostas e reduziram para 360 pares (que usam o aplicativo, tem convivência, estão no controle de natalidade hormonal e tem pelo menos três ciclos cadastrados) e descobriram que 273 pares tiveram uma maior diferença nas datas de início do ciclo no final do estudo do que no início do estudo. Apenas 79 dos pares se comportaram da maneira oposta, com o intervalo entre as datas de início do ciclo se estreitando ao longo do estudo.

Em outras palavras, de acordo com esses resultados, os ciclos são mais propensos a sair da sincronia ao longo do tempo. Viver juntos não aumentou a probabilidade de sincronização. 37% (100 de 273) dos pares com datas de início do ciclo divergentes viveram juntos, comparado a 24% (19 de 79) para aqueles com datas de início de ciclo convergentes.

Fazer um comentário