Utilidade pública: Recursos do Facebook para ajudar a prevenir casos de automutilação e suicídio

Hoje apareceu em minha timeline um anúncio do Facebook sobre um novo recurso criado por eles com o intuito de prevenir casos de automutilação e suicídio.

Ao clicar em uma das opções, ele te dá o número de telefone dos locais de prevenção e combate ao suicídio do mundo todo, o daqui do Brasil é o CVV (número 141).

Ele também te dá dicas do que você pode fazer para se ajudar a sair dessa situação, como conversar com alguém, fazer uma caminhada, conhecer um lugar novo, fazer algo que você goste como ir à um cinema, desenhar ou escrever e ouvir música, tomar um banho quente, meditar, enfim, coisas essas que podem “acalmar” sua cabeça e seu coração nesse momento tão difícil de retomar o controle e equilíbrio.

Se é uma outra pessoa que está passando por essa situação e você não sabe muito bem o que fazer, nessa página você encontra várias dicas também.

Agora assim, esse é um conteúdo importante para qualquer pessoa ler, mais de uma vez inclusive, para estar preparada para caso passe por alguma situação do tipo um dia. Ninguém vai ler esse monte de coisa enquanto um amigo, um familiar, sei lá, está correndo perigo, pois todo mundo sabe que cada segundo é muito importante na hora de salvar uma vida.

Outra coisa que eu acho é que esse recurso tinha que ficar em uma área mais visível da timeline, próximo das notificações, talvez? Pois nem na área de “ajuda rápida”, que fica ao lado das notificações, está e se estivesse ali já ajudaria bastante.

Enfim.

Te convido a ler esse conteúdo, compartilhar em suas redes sociais e se manter sempre alerta tanto com você (depressão é fogo, muitas vezes a gente tem e não sabe, foi o meu caso, lembra?) quanto com o próximo.

Nessa página também tem recursos para ajudar pessoas com distúrbios alimentares, problemas com abusos de substâncias, que estão sofrendo abusos, enfim.

Essa é uma parceria do Facebook com mais de 50 organizações especializadas no mundo todo. Ponto para o tio Zuckerberg! Que essa iniciativa ajude a salvar muitas vidas.

Fazer um comentário