A Semana Mundial do Aleitamento Materno não é só sobre mães que amamentam

Sim, porque em algum momento da vida todos nós vivenciamos a amamentação seja convivendo com quem amamenta, amamentando ou sendo amamentados por nossas mães quando éramos bebês. E a SMAM não é sobre julgar, mas sobre informar e apoiar TODAS as escolhas.

– Até os 3 meses o bebê está vivendo um período chamado exterogestação, onde ele ainda não entendeu que nasceu e continua se comportando como se estivesse dentro da barriga.

– Dentro da barriga ele era alimentado continuamente pela placenta e nem precisava se esforçar para isso.

– Do lado de fora ele quer continuar sendo alimentado continuamente, por isso passam O DIA INTEIRO NO PEITO (e isso é exaustivo para a recém mãe).

– O estômago do recém nascido é MUITO pequeno. Ele mama pouco, digere rápido (o aparelho digestório dele é minúsculo!), faz o cocô quase que imediatamente e aí repete o ciclo. Isso também explica o porquê deles passarem o tempo todo no peito.

– Vou repetir: Ele passa o tempo todo no peito pq a digestão é rápida e por causa da exterogestação. Essa história de “o leite não tá sustentando” é MITO!

– O bebê não vai dormir melhor se desmamar! O corpo do bebê ainda não produz melatonina, que é o hormônio do sono. Sabe quem é cheio desse hormônio? O leite materno produzido no período da noite!

– O bebê não chantageia a mãe, ele não é um ser do mal.

– O bebê não faz o peito de chupeta, nós é que inventamos a chupeta pra fazer de peito e calar o bebê quando tudo o que ele precisa é estar plugado na mãe (extero gestação).

Nathália Reis é pedagoga graduada pela USP, mãe do João, profissional de educação infantil e facilitadora do Encontro orientado para cuidadores de bebês.

Fazer um comentário