Como preparar os seios para amamentar?

Toda grávida recebe conselhos como esfregar os mamilos pra engrossar a pele, estimular os bicos para que eles fiquem maiores, tomar cerveja para fazer o leite descer e etc.

Fato é que a essas coisas
só atrapalham o processo e até machucam os seios, causando o efeito oposto: A amamentação é prejudicada e até mesmo interrompida.

Não há a necessidade de fazer NADA para preparar os seios para amamentar, a natureza se encarrega de tudo. A melhor preparação é a INFORMAÇÃO de qualidade, baseada em conhecimento científico. Existem grupos aqui no Facebook que são excelentes para se informar e receber apoio desde a gestação. (links lá em baixo!)

Outro modo de se preparar e de corrigir os problemas que eventualmente acontecerem é através de uma consultora de amamentação, que são mulheres com formação técnica no assunto que podem ir até a lactante observar, corrigir problemas e ensinar. Me chame que eu tenho o contato de várias, inclusive eu mesma que estou em formação!

Outro modo de se preparar é buscando o banco de leite da sua região. São órgãos públicos e gratuitos onde você encontrará informação, apoio e ainda poderá doar um pouco do seu leite (que é abundante nos primeiros meses) para bebês que precisem.

Links dos grupos de apoio:
Matrice
Grupo Virtual de Amamentação

Nathália Reis é pedagoga graduada pela USP, mãe do João, profissional de educação infantil e facilitadora do Encontro orientado para cuidadores de bebês.

Fazer um comentário