Aonde estão as candidatas que precisamos conhecer!

O Ela Candidata é um projeto apartidário e voluntário que tem o objetivo de aproximar eleitoras de candidatas. Isso será feito através de entrevistas por vídeos e posts que serão publicados na fan page do projeto e no grupo do Facebook também. A ideia é dar visibilidade para as candidatas e consequentemente transformar a política do nosso país.

O projeto foi idealizado pela Talita Ribeiro – autora do Turismo de Empatia e criadora do #nyc10orless, junto com algumas amigas e tudo começou após a morte de Marielle.

Fiquei muito triste porque eu sequer a conhecia quando ela foi assassinada. Então comecei a pesquisar sobre ela, até para rebater os absurdos que as pessoas má intencionadas estavam escrevendo e compartilhando, e descobri que ela foi eleita a quinta vereadora mais votada do Rio, gastando menos de R$100 mil em sua campanha – o que é pouco -, arrecadados em sua maioria através de doações individuais, de mulheres, que doaram menos de R$ 300. Isso eu achei muito poderoso.

Ao vir para o Brasil no início do ano, encontrei quase 40% das minhas amigas mais próximas desempregadas, todas mães. Elas me contavam sobre as perguntas absurdas que ouviam durante as entrevistas de emprego, do tipo “mas e quando seu filho ficar doente?”, que me deixaram bem assustada e puta. Eu, como mulher sem filhos, nunca tinha parado pra pensar sobre isso, mas sem um estado que atue diretamente nesse tipo de questão, as empresas não vão por livre e espontânea vontade mudar, sabe?

Comecei a ler o jornal diariamente e percebi que, chutando baixo, 90% dos políticos citados sempre são homens. É como se as candidatas e as políticas com mandato não existissem, o que explica porque nós, eleitoras, também não as conhecemos. A única forma de aumentar a nossa participação e conquista de cargos eletivos é falando sobre e com as candidatas, dos mais diversos partidos e ideologias, por mais que a gente discorde. Ou a gente dialoga com mais mulheres na política e, através dos meios que temos, as ajudamos a ser ouvidas e conhecidas, ou vamos continuar tendo o nosso destino legislado apenas ou majoritariamente por homens.

Aqui tem todas as informações sobre o projeto e como escolher e apoiar uma candidata. Não deixe de compartilhar o projeto com as suas amigas!

Fazer um comentário