Vai rolar doação de tatuagem na Tattoo Week desse ano! #outubrorosa

A Tattoo Week, maior convenção de tatuagem do mundo que acontece em outubro em São Paulo (e ainda tem ingressos à venda aqui), em parceria com a Associação Brasileira de Micropigmentadores, está promovendo uma ampla ação social para pacientes oncológicas: a doação de tatuagem cosmética.

Mulheres que se submeteram à cirurgia de mastectomia ou que se submeteram à quimioterapia e perderam cabelos, sobrancelhas e cílios poderão recuperar a autoestima recebendo doações de micropigmentações. “Com a técnica da micropigmentação, podemos redesenhar sobrancelhas, delinear pálpebras sem cílios ou mesmo reconstruir a aréola do mamilo”, explica Ana Savoy, do conselho técnico da Associação.

A micropigmentação é uma técnica de cosmética que usa tatuagem para produzir padrões que se assemelham à maquiagem, mas de forma permanente, principalmente na pele da face, lábios, pálpebras e sobrancelhas. Com o uso do demógrafo, uma espécie de caneta com agulhas bem fininhas que desenha fio a fio nas sobrancelhas, pigmenta apenas a pele mais fina do rosto, corrigindo falhas e seguindo seu formato. O procedimento é menos doloroso porque o traço é desenhado apenas uma vez, o que não agride tanto a pele. E a sua duração é de 1 a 2 anos.

As mulheres que tiveram câncer normalmente perdem o pelo do corpo em decorrência de sessões de quimioterapia e a técnica de micropigmentação pode devolver a beleza dos traços e a autoestima.

Ana Savoy explica que a Tattoo Week e a Associação Brasileira de Micropigmentadores irão disponibilizar um estande para a campanha “ Outubro Rosa- recuperando a autoestima com tatuagem”. Cerca de dez micropigmentadoras estarão doando seus trabalhos gratuitamente para atender a mulheres que tiveram câncer e perderam pelos ou mamilos. “Faremos verdadeiras obras de arte para ajudá-las a reconstruir suas perdas físicas, recuperando a autoestima e a alegria de viver”, destaca Savoy.

A diretora executiva da Tattoo Week, Esther Gawendo, acredita na função social da maior convenção de tatuagem do mundo. ”Além de uma grande festa da arte da tatuagem e uma importante feira de negócios, a Tattoo Week quer cumprir sua função social com essa campanha no outubro rosa. Ex-pacientes que tiveram câncer podem se inscrever antecipadamente pelo site do evento. E deverão apresentar atestado médico autorizando o procedimento.

Prevenção e diagnóstico precoce

A campanha do outubro rosa na Tattoo Week inclui ainda o apoio do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, maior centro privado de atendimento ao câncer no país, que estará no estande com profissionais de saúde oferecendo informações sobre diagnóstico e prevenção do câncer de mama e distribuindo flyers educativos.

Segundo o oncologista do Hemomed, Hélio Pincwosky, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres no Brasil após o câncer de pele. E pode ser evitado com um estilo de vida saudável, que inclui alimentação balanceada centrada em frutas e legumes, atividade física e evitar o álcool e o fumo. “Somente 15% dos cânceres são genéticos. A maioria decorre de fatores sócio-ambientais e pode ser controlada. Além da importância do diagnóstico precoce, que determina maior sobrevida”, alerta o médico.

Serviço

8ª Tattoo Week
São Paulo Expo
Dias 19, 20 e 21 de outubro
Das 12h00 às 22h00

Clique aqui fazer fazer inscrições para receber as doações (exclusivo para mulheres que tiveram câncer).

Fazer um comentário