Vamos falar de números e soluções? #setembroamarelo

1 – Uma em cada 15 pessoas já fez uma tentativa de suicídio.
2 – Uma pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos no mundo.
3 – O suicídio é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil (a segunda, no mundo).
4 – Só no Brasil, são 11 mil pessoas que tiram a própria vida por ano79% homens, mas a maior taxa de tentativa é das mulheres. Elas também são mais reincidentes na tentativa.
5 – Os idosos, de 70 anos ou mais, apresentam as maiores taxas de suicídio na população (8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes).
6 – Solteiros/viúvos/divorciados representam 60,4% dos suicidas no Brasil, entre 2011 e 2015.
7 – A região Sul concentra 23% dos suicídios do Brasil e 14% da população, enquanto o Sudeste concentra 38% dos suicídios e 42% da população.
8 – Segundo o Ministério da Saúde, a existência de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município reduz em 14% o risco de suicídios.

A imprensa é orientada a não divulgar a forma como o suicídio foi cometido porque pode levar a outros casos.

O Ministério da Saúde recomenda evitar noticiar em primeira página, publicar fotos, colocar a palavra “suicídio” no título, divulgar o método utilizado, o lugar, bilhetes suicidas e não falar em tentativa “bem sucedida” ou em “êxito”. Nem sempre isso é cumprido pelos veículos e, acredite você ou não, serve mesmo de gatilho para outras tentativas. Não compartilhe fotos e bilhetes suicidas. você não está ajudando, muito pelo contrário.

Hoje, dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Não é um assunto fácil. Não é tranquilo. Dói e muito. Respeite a dor do outro, você não faz ideia dos demônios que cada um enfrenta.

Divulgue o telefone do CVV (Centro de Valorização da Vida) – 188. Preste atenção nas pessoas que convivem com você. Deixe-os saber que você se importa, que você os ama. Julgue menos, ame mais. Distribua amor por aí e abraços quentinhos. Você pode salvar uma vida! ♥

Samanta Vicentini

Fazer um comentário