Se você tem uma filha, PRECISA JÁ saber o que é Dream Gap!

A partir dos 5 anos de idade muitas meninas infelizmente começam a desenvolver autoconfiança limitante, o chamado Dream Gap (Brecha do Sonho). Isso quer dizer que elas passam a deixar de acreditar que seu gênero pode fazer ou ser o que quiser, como cientistas, astronautas, engenheiras, CEO’s, entre outras profissões.

Por que isso importa?

Pesquisas mostram que as crianças percebem os estereótipos culturais em uma idade muito jovem que sugerem que as mulheres não são tão inteligentes quanto os homens. Esses estereótipos são frequentemente perpetuados pela mídia e pelos adultos que subtilmente (ou não) os reforçam.

As crenças autolimitadoras que esses estereótipos criam podem se transformar em uma bola de neve e afetar a trajetória de uma garota e as futuras escolhas de sua carreira. Podem até desencorajar as mulheres a seguirem carreiras de prestígio, especialmente em áreas que valorizam o brilhantismo.

Você sabia?

– As meninas são três vezes menos propensas a receber um brinquedo relacionado à ciência do que os meninos.
– Os pais são 2 vezes mais propensos a pesquisar no Google “Meu filho é talentoso?” do que “Minha filha é talentosa?”.
– À medida que as meninas crescem, elas perdem a confiança em seus conhecimentos em relação aos meninos.

O Dream Gap Project

Desde 1959 a Barbie se empenha em criar um mundo onde garotas tenham possibilidades ilimitadas e ela não terminou ainda! A partir desse ano a empresa dará início ao Dream Gap Project, uma iniciativa global que visa trabalhar o empoderamento das meninas e dar à elas os recursos e todo o apoio necessário para que elas não percam sua autoconfiança.

O sonho é algo altamente sub-pesquisado hoje e a empresa está comprometida a aprender mais sobre o assunto. Para isso, está financiando um programa de pesquisa em colaboração com o Professor Associado Andrei Cimpian da New York University e pesquisadores locais para identificar quais problemas em todo o mundo podem estar impedindo as meninas de realizarem seu potencial.

“Estamos empenhados em destacar pelo menos 10 modelos de papéis femininos a cada ano. Porque imaginar que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo, realmente VER que ela PODE faz toda a diferença. Também estaremos dedicando pesquisa para identificar as formas mais eficazes de compartilhar histórias de modelo com meninas que irão inspirá-las e seu futuro.”

Veja aqui as mulheres inspiradoras que a marca homenageou com uma boneca.

Outro compromisso da marca é o de criar produtos que permitam que as garotas exibam seus sonhos, mostrando a elas que tem escolhas. Inspiring Women é uma série que destaca carreiras sub-representadas e estimulam a imaginação, expressão e descoberta através do brincar. Tem engenheira, veterinária, médica, jogadora de futebol, musicista, chef, fazendeira, astronauta, piloto, dentista, pop star e muito mais. Veja todas aqui.

Como você pode ajudar

Você pode se unir ao projeto e ajudar a fechar a brecha do sonho e criar um mundo capaz de sonhar sem distinções!

Exposição a modelos de papéis positivos
Mostre às meninas modelos femininos positivos de todas as idades. Ao apresentá-los a histórias e jornadas de mulheres de todas as esferas da vida, eles começam a ver mais oportunidades para si mesmos.

Desafio Estereótipos de Gênero
Limite a exposição a mídias que reforçam estereótipos negativos. Em vez disso, exponha as meninas ao conteúdo que desafia os estereótipos de gênero.

Nutra o Aprendizado Social e Emocional
Cultive seu aprendizado social e emocional através de temas como superar desafios, colaborar com os outros, lidar com emoções negativas, acreditar em si mesmo, etc.

Enfatize a importância do trabalho duro
Estudos sugerem que todos se saem melhor quando se acredita que o trabalho árduo é a chave para o sucesso. Quando as crianças acreditam que podem ficar mais inteligentes por meio da dedicação e do trabalho árduo, elas investem tempo e esforços extras, o que leva a uma realização maior.

Faça atividades de construção de confiança
O sucesso, na verdade, correlaciona-se tão intimamente à confiança quanto à competência.

Estimule suas imaginações
Incentive a descoberta por meio de brincadeiras abertas e não estruturadas que estimulem o pensamento e a inovação divergentes.

Apoie seus sonhos
Incentive ativamente as garotas em sua vida a perseguir seus sonhos. Mostre e diga às garotas que elas podem fazer qualquer coisa.

Acompanhe o projeto aqui, através das redes sociais @barbie e/ou hashtag #CloseTheDreamGap.

Fazer um comentário