Vídeo | Atividades de vida prática com criança autista

Independente de autismo – mas principalmente quando a criança tem o transtorno – é importante que a gente estimule ela a fazer as coisas sozinhas, desde as coisas mais básicas e que nós, típicos, fazemos sem nem pensar, como por exemplo: pentear os cabelos, escovar os dentes, vestir roupas, etc, até coisas para o bom funcionamento da vida no dia a dia, como fazer uma comida, limpar algo que está sujo, jogar o lixo, arrumar a cama, enfim. Isso para que no futuro, essas pessoas não dependam de ninguém ou não espere nada de ninguém para que as coisas aconteçam.

Acho importante também começar o mais cedo possível e não na adolescência que é quando costuma-se incluir essas coisas na rotina deles. Não que seja tarde. É só que não podemos subestimar a capacidade das crianças e muito menos fazer por elas. Eu sei que no dia a dia isso é difícil de cumprir. Temos horários a cumprir, eles acabam levando muita coisa na brincadeira, demora e tal, mas é certo que vale a pena.

Sua criança vai se sentir útil, capaz, ter a autoestima elevada, vai adorar fazer as coisas com você, vai se sentir parte da casa, da rotina (e ela é mesmo), não vai achar que você (mãe, avó, tia, irmã, etc) é quem tem obrigação de fazer, e ao mesmo tempo vai aprender muito e se desenvolver demais! Não tem nada mais “homeschooling” do que isso, aprender, ter experiências, com a vida mesmo.

No vídeo eu mostro algumas coisas que Alice faz aqui em casa junto comigo. Ela tem pouca iniciativa ainda, mas quando a gente pede, ela consegue fazer e isso é um avanço enorme e que vale muito ser elogiado e comemorado.

Espero que o vídeo te ajude.

Fazer um comentário